Os Raios e as Personalidades

Os Raios na Personalidade Humana

Apesar dos Sete Raios existirem em igual intensidade no Fluxo de Energia do Universo para o Planeta e do Planeta para o Universo, quando nosso ser de luz decide se aventurar na dimensão terrestre, se abre para a capacidade de absorver uma quantidade mais significativa de uma das sete energias principais, de acordo com nossa origem estelar e caminho pessoal, definindo assim nossas características planetárias que nortearão todo nosso processo evolutivo. Isso porque, tudo no Universo assume uma função na sua existência, e essa verdade nos inclui.
Este Raio canalizado em maior escala pelos nossos corpos – ao qual damos o nome de Raio de Origem – é o responsável por várias características de nossa personalidade e esclarece nossa tendência natural a adotar uma certa postura diante da vida, incluindo seus acertos e equívocos.
Este estudo me conquistou completamente, porque explica a diversidade, permite as diferenças e prega a complementação entre elas, e não o conflito ou a busca de um único ideal imaginário de pessoa perfeita. Ainda: nos dá várias possibilidades de busca espiritual, explica que ninguém possui a única chave da ascenção, que podemos evoluir espiritualmente através de vários caminhos, e um deles encaixa exatamente na nossa energia pessoal.

Quando iniciei meus estudos, percebi, entretanto, que a maioria da informação disponível usa como exemplos as energias dos Mestres Ascencionados. Apesar de muito definida para se compreender, a energia de um Raio manifestada em um Mestre é emitida na sua forma mais positiva e perfeita, e isso torna um pouco difícil nos identificar tomando suas auras como base.
Entre nós, as Sete Energias ainda estão desequilibradas na maioria das vezes, e geram toda uma série de desajustes – medos, tristezas, ilusões, dependência, mágoa, raiva. Encontrar informações sobre as características menos iluminadas geradas pelo excesso ou falta de energia dentro dos Sete Raios não é muito fácil, mas explica exatamente o que podemos sentir dentro de nós no nosso dia a dia.
Através da literatura disponível, conversas espirituais e de várias sessões de canalização de mensagens de vários mestres e amigos colaboradores de outras dimensões sobre o assunto, lentamente meu estudo foi tomando forma e corpo, e quando percebi, um método completo de auto-conhecimento estava sendo gerado.

Primeiramente, o estudo foca as energias que estão em excesso no indivíduo – é a parte mais visível, tanto pelas qualidades, quanto pelos problemas gerados no excesso. É exatamente neste ponto de desequilíbrio que podemos identificar o Raio de Origem da pessoa em questão.
Identificar o Raio de Origem é um processo complexo, feito através da auto-observação, auto-aceitação, e profundo silêncio interno, tarefa que pode ser feita individualmente, em grupo, ou com a ajuda de um facilitador. Já tive acesso a tabelas de datas de nascimento, de meses do ano, e  até de numerologia. Nenhuma delas se mostrou realmente eficiente, e a margem de erro pode levar uma pessoa a uma informação equivocada, gerando descrédito ou pior, a uma auto-imagem irreal e a grandes problemas no caminho de seu auto-conhecimento.
Toda a informação que interessa mora mesmo dentro do nosso coração. O que o método seguro pode fazer e só mostrar o caminho das pedras, acessorando a busca, mas nunca oferece a informação pronta, instantaneamente. Eu costumo dizer nas minhas sessões que não sou eu que chego a conclusão, e sim a pessoa em questão que a acessa através do seu trabalho pessoal. Ela que conta para mim! Só assim há confiança no resultado e progresso no processo.
Não há como transcrever o método aqui, em poucas páginas, pois é um processo delicado e pessoal, mas – como ser Azul que sou – gosto de tornar as coisas práticas. Para contribuir com seu passo inicial nesta bela jornada, se for de sua vontade abraçá-la, dou algumas primeiras dicas que podem servir de norte nas suas primeiras meditações e imersões em seu profundo Eu.

Primeiro Raio - Energia Azul

A energia Azul é decidida e desbravadora. Coloca o poder na ação e na prática. Sente necessidade de fazer tudo ao seu redor acontecer e tem dificuldade em respeitar momentos de parada e espera. Traz força física, que costuma ser usada ao limite, sem muita tendência a auto-preservação. Até as doenças precisam esperar que ela complete seu papel, e só aí podem se manifestar! Sua sede por ação pode fazer a pessoa agir antes de pensar em todas as conseqüências de suas atitudes, ou assumir mais responsabilidade que deveria, apenas para ver o ritmo de ação não diminuir. Por isso, naturalmente, acaba gerando líderes. Azul é o Raio da Fé, e isso faz as pessoas que a canalizam sentirem certeza do que são capazes de realizar. Sua força é a ignição dos processos, motiva os que levantam primeiro na distribuição das tarefas. Sempre estão cercados de pessoas, mas suas relações não são sempre tranquilas. Como podemos deduzir, seu excesso pode tornar os seres controladores, invasivos e prepotentes, auto-destrutivos, radicais, além de trazer muita dificuldade em respeitar o livre-arbítrio do outro quando muito diferente deles.
Desafio: Aceitar seus próprios limites como amadas partes do seu ser e sentir prazer em compartilhar o poder.

Segundo Raio - Energia Dourada

A energia Dourada é introspectiva. Coloca o poder no conhecimento, na informação e na lógica. Observadora por natureza, nada escapa ao seu olhar e a sua análise. Não faz agir por impulso, mas pode pecar por nunca encontrar o momento certo para agir, pois sempre encontra algo novo a ser avaliado através de tanta observação. Não traz muita sociabilidade, mas a preferência por certo isolamento; tem muita facilidade com o estudo, a lógica, a abstração. Gera várias interpretações da mesma coisa sempre, pois amplia a capacidade mental e de visão. As pessoas que a canalizam costumam trazer paz e calma para os outros pela aparência tranquila e silenciosa, mas dentro delas há sempre um vulcão querendo compreender tudo que existe. Seu poder de visão e amplitude mental os faz bons conselheiros. O excesso de Dourado pode gerar obcessão pelo saber e arrogância intelectual, além da falta de tolerância com a limitação de inteligência e visões restritas.
Desafio: Encontrar conclusões para os problemas e se entregar com satisfação à tarefa de transformá-las em ação.

Terceiro Raio - Energia Rosa

A energia Rosa gera amantes da alegria e da beleza. Alimenta a sociabilidade, o gosto de viver entre amigos, festas, comemorações. Por ser a energia da sensibilidade, facilita a captação do que está ao redor – positivo ou negativo. Traz o poder de perdoar, ou de se magoar, com a mesma facilidade, dependendo da vibração da pessoa que a canaliza. Gera a capacidade de ver o Amor em cada pessoa, animal, planta ou palavra, e demonstrar isso, inclusive fisicamente. Rosa é o raio da atração, por isso é a energia do amor romântico, do amor entre familiares e amigos íntimos. Sua energia faz das pessoas muito atraentes, mesmo quando não muito belos, gerando um ímã pessoal para pessoas, abundância e atenção. Da mesma forma que traz o poder de gerar cura e prosperidade com sua alegria, seu excesso pode trazer dificuldades para lidar com os obstáculos e as frustrações, além de gerar egocêntricos e egoístas em situações desfavoráveis, supervalorizando a própria dor e dificuldade.
Desafio: Expandir o centro individual de seu amor até envolver o outro, alcançando justiça nos valores, verdades, direitos e deveres de todos.

Quarto Raio - Energia Branca

A energia Branca é a conservadora do foco, do objetivo e do ideal. Ela guarda a nossa pureza original, e por este motivo, é nela que está guardada a valiosa informação "quem Eu Sou", e acessá-la é o caminho para várias respostas profundas. Na dimensão dos pensamentos, traz convicção e foco nas escolhas, e permanência nas idéias. Faz com que regras sejam conservadas, e metas obedecidas até que sejam alcançadas.  Pessoas naturais desta energia são centradas em seus objetivos e idéias, geralmente buscam formas ideais de viver suas vidas pessoais, sociais e profissionais. São amantes do belo, equilibrado e limpo. Naturalmente, a energia traz necessidade de um certo tipo de isolamento para conseguir manter suas regras intactas, então não são muito sociáveis. O excesso de Branco, porém, pode trazer intransigência, inflexibilidade, perfeccionismo e excesso de cobrança, seja consigo mesmo, com o mundo ou com as pessoas ao redor. Para atingir as metas que elege, a pessoa pode não aceitar mudança de planos, de idéias ou de caminhos, mesmo que não tenham argumentos relevantes ou lógicos para defender seus pensamentos, se tornando obstinadas ao ponto de perder o contato com a realidade. Como elegem como o seu poder, a capacidade de alcançar a perfeição, podem se tornar vítimas frustradas da sua própria cobrança destrutiva. 
Desafio: Respeitar e aceitar o inesperado e o desconhecido como presentes da vida, e absorver seu aprendizado gerando sabedoria.

Quinto Raio - Energia Verde

A energia Verde traz a ordem e a idéia de justiça. Faz brotar a capacidade de enxergar a verdade dos fatos, seja ela favorável ou não, e a idéia da imparcialidade. Traz entendimento e compreensão sobre as ordens naturais da vida e de tudo que não se pode controlar. Ela fala de honra, lealdade e honestidade. Limpa a mente de ilusões ou manipulações. Pessoas nativas da energia Verde tem facilidade em ver a verdade através dos fatos, das pessoas e das palavras, e em conservar a impessoalidade na sua visão. Tem a vida ordenada, passo a passo, e parecem nunca perder o fio da meada na sua estrada. Aceitam a justiça dos acontecimentos e seguem em frente, dificilmente se revoltam contra os fatos, apenas contra as pessoas que julgam erradas e as escolhas fazem. São as defensoras naturais da Lei da Ação e Reação. A idéia de certo e errado sempre norteia seus pensamentos, e seu ponto fraco é exatamente a mania de julgar. Em descontrole podem ser achar donos da verdade, e defensores cegos de seitas ou teorias. Não costumam ter facilidade com piedade ou compaixão, pois acreditam que tudo que se colhe, se plantou. Amigos extremamente confiáveis e leais, juízes corretos e justos, defensores da lei, mas podem se tornar implacáveis se magoados, justiceiros solitários, ou mártires em prol de honra. Sua vida social é muito selecionada, pois acreditam que poucos amigos corretos seja muito melhor que muitos duvidosos. O excesso de Verde pode deixar a pessoa muito dura, densa, pesada, em relação à vida, e com dificuldade de gozar dos prazeres.
Desafio: Sair da dura visão dos extremos e aceitar com alegria e tolerância as várias faces, às vezes veladas, de tudo que existe.

Sexto Raio - Energia Rubi

A enegia Rubi é a mantenedora da Paz no Universo, pois conserva a igualdade entre as partes do Todo. Ela traz a tolerância com as diferenças, a capacidade de doação e de solidariedade. O Rubi é solidário por natureza, pois tem capacidade de identificar o que falta e o que sobra em cada parte e promover a igualdade entre elas. Tudo o que ele tem, ele põe à serviço, sempre se vendo como parte de uma grande engrenagem da vida. Julgar não faz parte da sua natureza, pois aceita que tudo tem direito de existir, assim como ele existe. Não gosta de conflito, faz o possível para evitá-lo, e é muito cativante. O excesso desta energia porém, faz com que não defenda sua individualidade, pode sempre suprimir sua vontade pessoal em virtude da vontade da maioria ou de alguém que julga necessitado, ou se perder em atitudes idealistas radicais, entre tantas demandas por ajuda. Por esta tendência, podem se tornar deprimidos, isolados ou frustrados, ou ainda radicais religiosos ou políticos. Têm dificuldade em formar e manter uma família, pois tende a viver como se toda a humanidade, ou seu grupo, ou seu ideal, fosse  sua família.
Desafio: Reconhecer os limites entre o Eu e o Todo e vivê-los com justiça e verdade.

Sétimo Raio - Energia Violeta

A energia Violeta é transformadora. Liberta de tudo o que é antigo e antiquado, exige novidades e frescor de idéias. Traz aceitação com tudo o que é diferente e fora do padrão e defende a liberdade acima de tudo, fortalecendo a Lei do Livre Arbítrio. Pessoas com esta energia em destaque não gostam de monotonia e padrões, passam por várias fases diferentes na vida, e se permitem mudanças frequentes. Não se apegam a nada e nem a ninguém de maneira excessiva, estão sempre cercados por amigos, mas não necessariamente os mesmos. Alavancam as fases de transição e transformação das idéias, dos valores, das formas com que tudo é feito e conceituado. Em descontrole, esta energia pode gerar dificuldade em manter uma estrutura pessoal, seja emocional, mental ou material. Ainda pode trazer permissividade excessiva quanto a vícios ou escolhas de vida pouco saudáveis, seja consigo mesmo, seja com os outros. A facilidade em se adaptar sempre às novas situações pode gerar dificuldade em encontrar seu Eu verdadeiro - gostos, escolhas, objetivos - independente das influências externas.
Desafio: Buscar a essência pessoal internamente e manifestá-la com estabilidade e segurança através das ondas da vida.


Um comentário:

  1. Gostei muito das informações. Nos faz refletir sobre nossas próprias características e torna mais claro que raio acionar em determinada situação. Gostaria de complementar esse estudo.
    Como posso fazer isso?

    ResponderExcluir

Obrigada por unir nossas idéias através de seu retorno!