domingo, 21 de fevereiro de 2016

Super Heróis, Índigos e Super Humanos

Saudações 2016!
Que venha, estamos preparados!!!


Pode atestar que é o ano das definições.
"Quem você é?"
"Quem quer ser?"
"Em que você acredita?"
"O que guia seu ser e seu caminho?"

Estas são as perguntas básicas que finalmente poderemos responder em massa neste 2016.
Alguns detalhes estão se tornando tão fortes e nítidos que dá até borboletas no estômago de se perceber. Quer ver?

Hoje escrevo um post incomum e pessoal... Querem analisar os anseios e evolução da Humanidade pelos seus Super-heróis? :)

Eu, como uma boa representante da comunidade nerd nascida nos anos 70, sempre amei quadrinhos e super-heróis. Naquela época pré-ComicCon isso era motivo de esquisitice e preconceito (mais um...), pois não haviam os geeks gênios e milionários de hoje, no mundo pós Bill Gates. Naquela época éramos minoria constrangida e abafada... Bom, Bill Gates também deve ter se sentido assim antes do Windows... rsrsrs

Mas observando a História, o ser humano sempre procurou Deuses para cultuar, seja para brigar com eles, cobrar deles, usá-los, descartá-los, amá-los, curá-los, alimentá-los, carregá-los... eles sempre estiveram presentes na história da humanidade, na maioria das vezes ligados ao Sagrado e religioso. Com o tempo, entretanto, a religião já não satisfazia nossos anseios de liderança e exemplo.  
Os "super" foram criados como uma forma de suprir um vácuo cada vez maior.


Os super heróis mais famosos do mundo de hoje foram criados num mundo pós Segunda Guerra Mundial, um mundo onde a ciência crescia e a religião perdia força, e onde todos precisavam da esperança de algo Salvador (nenhuma novidade até aí, é só ler a Bíblia...). 
Eles foram criados com a força masculina física e bélica que a época pedia, e foi assim que permaneceram inspiradores Deuses modernos, por décadas.

Mas o Universo gira, e nós também, mesmo que lentamente... estes heróis sobrenaturais caíram em desuso com o tempo, pois pareciam muito inverossímeis. O Homem precisava de algo "possível" e queria ter o poder de cuidar de seu mundo... mas não sabia direito como. 
Caímos então na tecnologia por ela mesma. O reflexo disto foi o que tivemos por algumas gerações (a minha, infelizmente se enquadra neste período) onde os robôs japoneses foram cultuados como salvadores do Mundo... "Ultraman", "UltraSeven", "Jaspion", "Jiraia", "Power Rangers"... Ai ai. Nem vou comentar...
Por outro lado, o mais humano (?) , tivemos então o solitário e derrotado Rambo e todos os seus seguidores heróis sofridos, violentos e perturbados... era a derrocada de todo o culto pós guerra. Ainda bem. (não que eu goste do Rambo, por favor...)

A Humanidade ficou órfã de "Deuses" (ou simplesmente os destituiu), principalmente as crianças e adolescentes. Poucos continuaram cultuando os valentes mascarados com seus ideais enormes e missões impossíveis, como eu, sem entender direito porquê, por muito tempo.
Ficou tudo encubado, na verdade.


Dentro da energia de preparação para a virada da Nova Era, quando entramos no novo milênio, eles voltaram a aparecer junto com muitas novas ideias de coletivo, altruísmo, honra, lealdade e solidariedade.  
Mas a ciência foi descartada temporariamente e fomos do oito para o oitenta... Entramos na Era da Magia! Senhor dos Anéis, Harry Potter, Crepúsculo e Percy Jackson que o digam... Voltamos a Energia Feminina sem lógica, mas cheia de coragem e paixão...

Hoje, adentramos em outra Era. Estamos finalmente buscando equilíbrio entre força, ciência, intuição, magia e sabedoria. Qual não foi minha surpresa (e imensa alegria!) ver hoje, depois de uma década do renascimento sutil, todos os grandes heróis do passado sendo reciclados e modernizados nesta tendência.

Nem preciso dizer que os grandes responsáveis são a bela e poderosa comunidade Índigo que finalmente chegou aos meios de comunicação, às artes, ao poder financeiro e ao poder de formação de idéias.

De lá para cá, tudo o que é antigo foi renovado e não jogado fora como parecia há dez anos atrás. Temos séries e séries recontando histórias dos heróis antigos (até mesmo dos antigos contos de fadas, como em séries Once upon a Time e Grimm e filmes como João e Maria - caçadores de bruxas!!!), falando de forças invisíveis, sobrenaturais, tecnologia, força e honra.

Lógico que há exageros e muita fantasia... Mas há um diferencial poderosíssimo nesta Nova Ordem. Ontem, enquanto assistia uma entrevista com a jovem atriz que interpreta a Mulher Maravilha deste novo momento, escutei algo que me fez entender algo que eu sabia, mas nunca tive consciência para expressar.
Ela disse "Viver com a idéia de Heróis é maravilhoso. Ver como eles pensam e se arriscam para salvar o mundo nos faz ter vontade de salvá-lo também."

Não é maravilhoso esta evolução representada aqui? Esta nova geração não quer heróis para salvá-la, como seres humanos indefesos precisando de um Salvador! Esta geração quer ser uma geração de heróis! Estas novas versões são criadas para inspirá-los a ser a diferença no mundo que todos sentem que podem ser!

Foi exatamente por isso que eles caíram em desuso na minha época e apenas os gatos pingados índigos mais velhos os guardaram na alma... pois o mundo não queria acreditar mais em salvadores, e escolheu acreditar na tecnologia. Mas para alguns de nós, lá dentro da alma, vivia a certeza de quem éramos capazes de grandes feitos, apenas não estávamos prontos para isso; que tínhamos super poderes de alguma forma, e isso seria suficiente para fazer a diferença um dia. Não poucos escolhidos... todos nós!

Hoje, a energia Índigo não tomou o poder como tantas energias tentaram e caíram, sem mudar nada. Ela cresce nos arredores do Poder. Não mandam nos governos, mas controlam a Internet. Não estão nas bases militares, mas nos movimentos científicos alternativos, ecológicos, artísticos e musicais. 

Toda esta indústria de heróis da Nova Era é maravilhosa e vai de encontro com todos nós. Eles não são mais deuses perfeitos - tem medo, dor, erram e se apaixonam. Não trabalham mais sozinhos, estão em grupo, é só ver o sucesso de "Os Vingadores", os lançamentos esperados de "A Liga da Justiça" e o "Esquadrão Suicida", e a quantidade de episódios onde os heróis se cruzam nas séries uns dos outros pedindo ajuda, por exemplo. 
Mais ainda: todo super herói hoje tem uma equipe de humanos tão importantes quanto seus super poderes: dotados em ciência, tecnologia da informação, estratégia, comunicação e até magia e poderes psíquicos. A magia, tecnologia e humanidade juntas são normais neste mundo pós 2012...

E é tudo aberto e reverenciado, estão aí o movimento "CosPlay" e a "ComicCon" para mostrar.
Eu, sinceramente, vejo isso como o ser humano entrando na realidade, toda vez que vejo a palavra "Fantasia" em algum lugar. 
Meu marido acha isso maluco demais (rsrsrs) , mas para mim que convivo com tantas dimensões e versões alternativas de tudo, é o mundo finalmente tendo coerência...
Posso analisar a Humanidade pelos seus Heróis como outros a analisam pela sua literatura, música, arquitetura ou ciência!
Aliás, é tão perfeito que espanta... 



Ver um homem com capa, chamado de "azulão", com conduta irrepreensível voando para salvar a integridade do mundo não é muito diferente de ver um Anjo Azul da Ordem de Miguel ouvindo um chamado de ajuda em algum lugar. 


O Super Homem aliás, líder e íntegro, o primeiro de todos vindo de outros mundos, poderia canalizar perfeitamente a energia de Miguel, o ser espiritual mais poderoso em força de Luz neste planeta, até vibrando na cor do seu Raio...  

E você sabe que toda a informação sobre seu mundo é guardada em cristais acessados pela mente e seu código genético?

Quer brincar de encontrar o divino implícito na fantasia?

O Arqueiro Verde, executando a justiça sem discutir nem conversar muito, já diz porque é desta cor...
Temos o Homem de Ferro "filantropo e cientista" - Rubi dourado??? Aliás, já reparou nas cores do seu novo uniforme? ...
O Hulk, cientista conhecedor dos dois lados do ser humano - sábio e animal - e lutando para encontrar o caminho do meio com concentração, meditação (!) e controle (um buda Dourado moderno?)
Thor e sua força divina masculina impressionante que vem encontrar seu lado emocional aqui em Gaia, atravessando a "ponte arco-íris" que leva à dimensão superior?
O Lanterna Verde e sua Legião não foge muito da responsabilidade da Confederação Galáctica e Ashtar Sheran.
E como não comparar Batman ou Wolverine com todos os guardiões que habitam as dimensões mais densas resolvendo problemas onde muitos não podem chegar?

E as semelhanças dos X-Men e muitos Índigos por aí?

A Mulher Maravilha é nitidamente o poder da força feminina lutando pela Igualdade e Respeito no mundo dos Homens, como uma Joana D'Arc, Lady Miriam, ou uma Mestra Astrea com super força :). Há momentos em que ela mais parece uma sacerdotisa...

Aliás, isso também é novidade... Muitas novas mulheres. Não como mocinhas sendo salvas. Mulheres salvando, compartilhando, fazendo parte: cientistas, hackes do Bem, guerreiras de espada ou com palavras. 
Os uniformes delas não são mais tão sexualizados como antigamente, onde todas eram quase nuas... valorizam suas formas femininas, são sexys, mas não vulgares, tanto vilãs como heroínas.

São tantos motivos para ficar feliz com esta onda nova de energia, que eu poderia ficar listando por horas...mas deixo isso para cada um que ousar a assistir não apenas vendo, mas sentindo o que está sendo passado através deste movimento.


Para mim, que pertenço ao início do movimento, fico feliz por vê-lo crescer. 

Sinceramente, hoje, temos mais exemplos nos super-heróis do que na maioria dos líderes atuais - políticos, econômicos ou religiosos...
Mais ainda...

Hoje vivemos em um mundo de heróis anônimos, lutando não contra super vilões, mas contra a ignorância, o preconceito, a ilusão, o controle, o medo, a carência, a dor, a doença e a falta de Amor. Todos temos super poderes escondidos que estamos buscando por toda esta encarnação decisiva, e assistir a saga destes heróis faz com que nosso próprio heroísmo se aflore.
É neste Ser Humano que acredito. 
É por ele que trabalho.
É por ele que ainda estou aqui.



"










"Quem você é?"
"Quem quer ser?"
"Em que você acredita?"
"O que guia seu ser e seu caminho?"

Sinceramente, acho que a melhor legenda para o final de filme de Heróis seria
"Qualquer semelhança com seu mundo através do véu da ilusão não é mera coincidência"

Para o alto e avante....